Blog

Dicas essenciais para organizar a sua casa

Uma casa organizada é tão bonita quanto uma bem decorada. Selecionamos algumas dicas que vão deixar a sua casa sempre com cara de limpa e arrumada, mesmo que você não consiga arrumar todos os dias. São atitudes bem simples, mas que garantem um resultado incrível.

 

Dicas gerais

 

o   Defina o lugar dos itens da sua casa

Se os objetos da sua casa já têm lugares definidos, a organização é muito mais fácil. Para manter tudo em ordem, respeite os locais e tente não deixar para depois para não virar uma bola de neve.

 

o   Desapegue

Se você não usa mais um utensílio, uma roupa ou um acessório, descarte ou doe para alguém que poderá fazer melhor uso. Desfazer-se do que ocupa espaço ou do que dá trabalho para limpar é uma grande solução na organização. Com esse desapego, você abre espaço para coisas novas, que poderão fazer mais sentido para você.

 

o   Cestos organizadores

Os organizadores e rótulos estão super em alta e sempre são indicados no momento de mudança e de organização da casa. Compartimentar auxilia tanto no momento de arrumar e limpar a casa quanto no dia a dia, para encontrar determinado objeto. Os organizadores podem ser usados em todos os cômodos e móveis da casa.

 

Cozinha

 

o   Otimize os espaços

Os armários podem guardar mais objetos do que você imagina. Isso só depende de uma boa organização. Invista em prateleiras e ganchos, que, além de deixar tudo organizado, darão um aspecto mais bonito.

 

o   Nichos e potes

Os alimentos podem ficar organizados em potes e nichos. Isso também facilita no momento que estiver procurando determinado ingrediente. Outra dica é colocar rótulos nos potes (de preferência de vidro) com o nome do produto e a data de validade.

 

o   Separando por tamanho

Organize as coisas pelo tamanho e pela utilidade. O que não usa muito, deixe para o fundo do armário ou para as partes mais altas. As panelas e os potes podem ser separados de acordo com o tamanho. A maior sempre deve ficar por baixo e as menores, por cima. Separe as tampas dos potes na vertical para facilitar no momento de pegar.

 

o   Suporte de parede e prateleiras

Além de dar um toque especial na decoração, o suporte de parede e as prateleiras ajudam na organização. Você pode colocar utensílios e objetos que usa com mais frequência.

 

Quarto

o   Arrume a cama

Pode parecer simples, mas a cama arrumada faz uma grande diferença. Quando ela está bagunçada, mesmo com a casa limpa, a impressão é de desleixo.

 

o   Determine espaços no guarda-roupa

Defina os espaços para cada tipo de roupa, calçado e acessório. A organização ficará ainda melhor quando as peças forem divididas por cor ou ocasião. Utilize organizadores para facilitar a rotina e dobre as peças de gavetas para ajudar no momento de pegar. Uma boa opção são as divisórias. Com elas, você pode organizar melhor roupas, peças íntimas e pijamas.

 

o   Guarde as peças

Se você tem um cabideiro, não faça dele um guarda-roupa oficial. Guarde as peças que não vai utilizar nos devidos locais. Deixe à vista o que faz parte do seu dia a dia, como bolsa, lenço e algum acessório.

 

Sala de estar e jantar

o   Menos realmente é mais

Não acumule muitos objetos em cima de racks e painéis. Além de poluir o ambiente, dá mais trabalho para tirar poeira.

 

o   Porta controle remoto

Evite perder o controle remoto de algum aparelho da sua sala. Invista em um organizador. Além de ser um objeto que vai decorar a sua sala, deixará todos os controles organizados.

 

o   Fios suspensos

Fios soltos e encostando no chão dão a impressão de bagunça e desleixo. Organize os fios e prenda-os à parede ou ao móvel. Isso vai deixar o ambiente organizado e evita poeira.

 

o   Aproveite o rack

Você pode aproveitar esse móvel para guardar outros móveis embaixo, como puffs e mesinhas. Deixa o ambiente mais bonito, quando bem-feito. Organize por cor ou estilo.

 

Agora que você tem as principais dicas para manter sua casa mais organizada, que tal colocá-las em prática, sempre com um toque especial da sua preferência?